ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


Dra. Rosemeire Crús: Acuputura e Dor Orofacial

Por Dra. Rosemeire Ap. Crús

As disfunções temporomandibulares (DTMs) são reconhecidas como as condições mais comuns de dor orofacial crônica com que se confrontam os cirurgiões-dentistas e outros profissionais da área de saúde

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pela ação dos músculos mastigatórios e pelos movimentos mandibulares. Sabe-se que os movimentos mandibulares estão envolvidos com o processo de respiração, mastigação, sucção, fala e deglutição e que se estiverem em harmonia proporcionam bem estar ao indivíduo.

Entretanto, um problema que vem se tornando cada vez mais frequente na sociedade moderna é a disfunção temporomandibular (DTM). Ela pode ser caracterizada por uma desordem nos músculos e nas articulações do sistema estomatognático, onde os fatores etiológicos são os problemas oclusais, neuromusculares e emocionais, associados ou não.

É importante destacar que as disfunções nas ATMs são caracterizadas pela dor nos músculos mastigatórios na região auricular. A dor e a contratura muscular ao redor da mandíbula acontecem principalmente pelo uso excessivo da musculatura decorrententes de um estresse psicológico que faz com que o indivíduo aperte firmemente ou ranja os dentes principalmente a noite (bruxismo). As queixas principais são dor facial, ruídos articulares, limitação para abrir e fechar a boca, dificuldades na mastigação, dores de cabeça, dor na região de face e articulação principalmente ao acordar.

O tratamento convencional mais utilizado é a placa de mordida usada principalmente à noite para ajudar a relaxar os músculos mastigatórios e proteger a oclusal dos dentes de possíveis fraturas e desgastes em decorrência do bruxismo.

A acupuntura na odontologia tem contribuído para o tratamento das DTMs por fazer com que o organismo libere substâncias neurotranmissoras com ação analgésica, anti inflamatória, relaxante muscular, ansiolítica e antidedepressiva. Portanto ela age no local fazendo uma analgesia e a distância equilibrando as correntes energéticas deixando o paciente mais tranquilo. Portanto o tratamento da DTM por meio da acupuntura promove alívio e/ou redução total da intensidade dolorosa, melhora nos movimentos mandibulares e diminuição da hiperatividade muscular dos músculos da mastigação.

A acupuntura é um método terapêutico da medicina tradicional chinesa, considerado complementar segundo a OMS, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois trata o paciente como um todo e não apenas a doença.

Dra. Rosemeire Ap. Crús. Odontóloga e Acupunturista. CROSP: 40630

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Marcadores: ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS