ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


Dia Mundial da Água

Água, um bem precioso que pede socorro. Segundo a UNICEF, cerca de 1.400 crianças menores que cinco anos morrem no planeta a cada dia em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene


A água é, sem dúvida, um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta.

Essencial na hidratação, no transporte de substâncias pelo organismo, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre outras funções.

Apesar de a terra ter imensa quantidade de água doce estocada em lagos, rios, reservatórios subterrâneos, etc, estima-se, pasmem, que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar ainda, que essa ínfima quantidade não está distribuída igualmente por todo o planeta, consequentemente, existem locais onde esse recurso, ante sua escassez, é considerado bastante valioso e, em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem conflitos armados.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição ambiental causada pela irracionalidade humana, faz com que a água, mesmo que disponível, não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1.400 crianças menores que cinco anos morrem no planeta a cada dia em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Diante da importância da água para a sobrevivência humana e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Água. Ainda em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

Água, seu uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a esta e futuras gerações. Use-a conscientemente!

Marcadores: , ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS