ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


José Luiz de Matos Avanzi: Desmistificando a insulina

Até o começo dos anos 1920, não havia nenhum medicamento para diabetes, ela era combatida apenas através de uma rigorosa dieta. Uma solução pouco prática, uma vez que, para conter os efeitos da doença, era preciso passar fome, o que gerava graves consequências.
No dia 27 de julho de 1921, dois pesquisadores da Universidade de Toronto isolaram pela primeira vez o hormônio fabricado nas células do pâncreas: a “insulina”. A descoberta permitiu o controle da diabetes, até então mortal.

Depois da Penicilina, a insulina é um dos produtos mais antigos disponível no mercado farmacêutico, trouxe um grande ganho para a humanidade e ainda é o melhor remédio para controle glicêmico que existe.

Há uma grande preocupação entre os pacientes diabéticos em relação ao uso de insulina. Claro que nos casos em que for possível o controle via outros meios - o que vamos tentar, é importante que o paciente diabético entenda que não há nenhum problema em fazer uso de tal medicamento.

Não é preciso ter medo, hoje temos métodos modernos que reduzem o desconforto, você só precisa buscar as informações com o profissional correto.

Vale dizer também que esse pequeno desconforto não é nada comparado com o estrago que uma glicemia elevada pode causar no organismo do paciente. Só para se ter uma ideia, o diabetes descompensado é a primeira causa nos procedimentos de amputação de membros; primeira causa entre os que levam a cegueira adquirida e que levam a hemodiálise.

Portanto, o paciente diabético precisa manter a glicemia controlada, seja pelo uso de medicamentos orais, seja por meio da insulina. O importante é ter informações claras, corretas e se cuidar sempre!

José Luiz de Matos Avanzi, farmacêutico especialista em Diabetes

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Marcadores: , , , ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS