ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


Luciano de Oliveira Pereira: Pizza - um prato de todos

Marguerita, calabresa, mussarela, napolitana, frango, lombo. Não importa qual seja a cobertura, a pizza é um dos pratos mais saboreados no mundo e é apreciada por pessoas de todas as idades.

Os italianos criaram a verdadeira pizza. Porém, existem várias hipóteses que explicam sua origem. As mais antigas registram que os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água.

Outras hipóteses levam a crer que os gregos foram os primeiros a preparar a massa com farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico para assar em tijolos quentes, e que esta técnica foi parar mais tarde na cidade de Etrúria, Itália.

Outra teoria interessante remonta a três séculos antes de Cristo, quando os fenícios teriam coberto seus pães com carne e cebola. Este pão era achatado em forma de disco, lembrando o pão sírio, e teve uma variação adotada pelos turcos, com carne de carneiro e iogurte fresco.

Quando este prato chegou a Nápoles, sua massa teria sido aprimorada com trigo de excelente qualidade e várias combinações de cobertura – com destaque para o queijo: originou-se a pizza. O tomate foi introduzido na Itália apenas no século XVI. E essa fruta, o tomate, veio da América tornando-se uma das bases principais da pizza, junto com o queijo. No princípio, a pizza era o alimento das pessoas humildes da região sul da Itália.

Em Nápoles, foi adotado o termo "picea" para o disco de massa assada com cobertura variada. Oferecida por ambulantes, com ingredientes baratos, o prato era feito literalmente para "matar a fome". A pizza então foi ganhando apreciadores, até que surgiu a primeira pizzaria de que se tem notícia: a Port´Alba, point de artistas famosos como Alexandre Dumas, que até citou este prato e suas variações em suas obras.

Atualmente a pizza invadiu os lares de todo o planeta. Comida rápida e barata, em um mercado em total expansão no mundo inteiro.

Na pizza pode fazer qualquer recheio: Sim, Não ou Talvez? As pizzarias procuram inovar diariamente à procura de novos clientes e satisfazer os atuais, com isso criando os mais diversos sabores e formas.

A redonda aceita quase tudo, desde que os produtos tenham qualidade e harmonia entre os ingredientes, assim um não sobressai, aniquilando o sabor de outro ingrediente. Por exemplo, em uma pizza com muito bacon, ninguém vai sentir o sabor de outro ingrediente, mas só do bacon.

Lembrando que o ato de jantar é unir, juntar, estar junto com pessoas queridas. E nada melhor que uma belíssima pizza.

Pizza também é amor.

Luciano de Oliveira Pereira, chef pizzaiolo e proprietário da Spazio Pizza Bar.

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Marcadores: , , , ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS