ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


Angelita Caritá: Alimentação nas Férias e Viagens

As férias são um tempo para descanso, uma pausa na correria, é quando temos tempo livre para curtir a família e para se alimentar melhor. Porém, o que se nota é uma total desorganização, muitas vezes acompanhada por exageros alimentares, mudanças no ritmo do sono e maior sedentarismo. Algumas dicas para sua alimentação nas férias e viagens:

É fundamental ter cuidados extras na hora da alimentação para evitar intoxicação, viroses e outros problemas. Evite alimentos gordurosos (molhos, maionese, creme de leite); nosso organismo também pode estar sensível aos condimentos fortes, podendo causar desconforto e mal estar. A hidratação é o fator mais importante, pois repõe os líquidos perdidos durante o dia, seja devido à transpiração, ou uma perda pela atividade física. A melhor bebida sempre é a água, que deve ser consumida ao longo do dia todo.

Com as crianças em casa uma boa opção também é montar um pique nique saudável, com lanches naturais, sucos, bolos integrais e frutas para reforçar o consumo desses alimentos no dia a dia. Evite produtos industrializados e muitas horas em frente a Tv/Computador.

Se for viajar, carregar seus alimentos também ajuda a não cair nas tentações das guloseimas que existem pelo caminho. Uma ideia simples e prática é carregar com você sempre alguns sachês para chá, podem ser de camomila que tem ação calmante e antinflamatória ou hortelã e boldo que melhoram a digestão, ou ainda erva doce que colabora na eliminação de gases. Para garantir seu chá, leve uma garrafa térmica com água quente no carro.

E que tal levar balas de gengibre com mel? O gengirol, substância presente no gengibre, age como fortalecedor do sistema imunológico, além de proporcionar alívio para náuseas, também pode aliviar o incômodo auditivo causado pela mudança de pressão durante decolagem/aterrissagem de aviões.

Com essas dicas sua saúde está garantida e você ainda escapa das guloseimas e excesso de produtos industrializados que encontra ao longo do percurso. Agora é só escolher o destino do próximo feriado ou férias e aproveitar com saúde e muita alegria. Boas férias.

Angelita Caritá é formada em Nutrição Clínica com Pós Graduação em Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação e Terapia Nutricional Clínico Hospitalar e Capacitação em Alimentação Funcional, Alergias e Intolerâncias Alimentares e Nutrição Estética.

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Marcadores: , , ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS