ANO XVII FONE: (16) 3262-7700


Angelita Caritá: Alimentação especial para homens



Pensando em dia dos pais, que tal pensar na saúde do homem? O chefe da família merece atenção especial na hora de repor os nutrientes. Aqui tem uma lista de alguns alimentos que devem fazer parte da dieta dos homens.

O licopeno é uma das substâncias mais faladas quando o assunto é saúde masculina, pois faz muito bem. É encontrada no tomate e pode prevenir o aparecimento do câncer de próstata.

Os homens não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Porém, a preocupação com o equilíbrio físico e mental não deve visar apenas uma boa aparência. Afinal, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a ala masculina brasileira apresenta maior suscetibilidade às doenças cardiovasculares. Segue uma lista de nutrientes que podem melhorar a saúde do homem:

Vegetais verde-escuros: são fontes de vitaminas A, C e K. Além disso, possuem dezenas de flavonoides, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Pode até substituir a carne no prato principal.


Aveia: contém propriedades que ajudam em casos de intolerância à glicose e no controle do diabetes tipo 2, uma das causas de impotência sexual masculina. Assim como o feijão e a lentilha, é rica em fibras solúveis.


Azeite de oliva: o azeite é um aliado no equilíbrio do colesterol e ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL). Isso por trazer ácidos graxos monoinsaturados em sua composição. Mas é melhor consumi-lo de forma moderada para usufruir de seus benefícios.

Semente de girassol: fonte de nutrientes importantes para os músculos, como a vitamina E, previne os danos causados por radicais livres após treinos intensos e ajudam a queimar a gordura corporal.


Suco de uva integral: rico em polifenóis, flavonoides e antocianinas, substâncias que contêm antioxidantes que eliminam radicais livres e relaxam os vasos. Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e previne o câncer quando consumido moderadamente.

O tomate: em um estudo realizado em Harvard (EUA), mostrou que o licopeno, substância presente nessa fruta e em outras de coloração vermelha, pode reduzir o risco de câncer de próstata. Também pode ser melancia, morango, etc.

Vale ressaltar ainda os cuidados com algumas doenças mais comuns entre os homens: hipertensão arterial e ácido úrico, que muitas vezes o maior agravante é o consumo de bebidas alcoólicas. O segredo é moderação e nunca esquecendo a importância da pratica de atividade física regular.

Angelita Caritá é formada em Nutrição Clínica com Pós Graduação em Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação e Terapia Nutricional Clínico Hospitalar e Capacitação em Alimentação Funcional, Alergias e Intolerâncias Alimentares e Nutrição Estética.

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do jornal.

Marcadores: , , ,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Carregando...
VER MAIS
EMPREENDEDORISMO
Carregando...
VER MAIS
EVENTOS
Carregando...
VER MAIS
HOMENAGENS
Carregando...
VER MAIS